THEATRE :

GUERNIKA

en el
Teatro Pachoal Carlos Magno, Rio de Janeiro

Elenco:

Fanchu Cláudio Galvan

Lira Cléia Thomas

Escritor Camila Rudner

Mãe Symone Repinaldo

Oficial Yesser Kaadi

GUERNIKA de : Fernando Arrabal

Estréia 17 de Setembro às 20:30



Ficha Técnica:

Direção: Manuel Guerrero,
Pesquisa Teórica: Silvia Sobral Vallim, Edna Castelo-Branco e Aline Parreira,
Cenário: Douglass Nogueira e Joana Lavalle,
Figurino: Madu Penido e Camila Maroja,
Produção: Marcelo Fonseca,
Iluminação: Daniel Galván



Teatro Pachoal Carlos Magno,
(Av. Pasteur 436- Fundos URCA)

(Na Tradução de Roberto de Cleto)

De Terça a Quinta, até 30 de Outubro




A equipe de Teatro da UNI RIO que vem trabalhando em parceria numa pesquisa sobre o Acontecimento Cênico entendido como resultado da articulação dos elementos que a constituem. A parceria começou em 2000 e já rendeu as seguintes produções:



UBU REI
, (Janeiro-Março 2002) espetáculo encima do texto de Alfred Jarry

Ubú no século XXI, monografia com pretensões de publicação de circulação interna, que é uma reflexão e análise perspicaz sobre a legitimidade e vigência do universo do autor e os movimentos que nele se inspiraram. Inclui também um capítulo dedicado às montagens brasileiras de UBU.

A Odisséia de UBU, exposição (Abril 2002) do material iconográfico levantado durante a pesquisa, do cenário do espetáculo, e do figurino dos atores. Também fazia parte da exposição uma instalação construída com figurinos de outro espetáculo sobre UBU (os figurinos do grupo Sobrevento emprestado para tal ocasião), e um vídeo editado com os melhores momentos da última apresentação. Tudo acompanhado por uma trilha selecionada pelo arquiteto e amigo Tonico Vallim. Na abertura da exposição, os atores do elenco apresentaram performances para atrair a atenção dos visitantes.

Projeto Guernika Setembro 2002



Formado integramente por UNI RIO, o elenco começou o processo de montagem em Abril de 2002. Durante esse tempo trabalhou em permanente diálogo com a equipe da teoria e da concepção plástica do espetáculo, o que possibilitou um fluente intercambio de experiências e informação, e enriqueceu o trabalho criativo de todos.

Todos os membros do projeto Guernika estamos conseguindo provar que, num tempo em que o individualismo parecera ser a característica principal de todo esforço; as parcerias ainda funcionam e dão certo.

Respeito e lealdade, antigos, mas úteis.

Para mim é uma honra poder trabalhar com esse material humano e coordenar os seus esforços. Afinal, somos um Teme que está sempre se afinando, aprendendo junto e crescendo mediante a análise a reflexão, o diálogo e a ação.